domingo, 30 de setembro de 2012

Astrônomos medem fronteira final de buraco negro


Com informações do CFA e Perimeter Institute - 28/09/2012

Astrônomos medem horizonte de eventos de buraco negro
Astrônomos mediram pela primeira vez a fronteira final de um buraco negro, o limite a partir do qual nada consegue escapar - ou quase nada, já que os buracos negros emitem jatos de partículas. [Imagem: Chris Fach/Perimeter Institute/University of Waterloo]
Horizonte de eventos
Usando um telescópio do tamanho de um continente, uma equipe internacional de astrônomos conseguiu observar pela primeira vez a fronteira de um buraco negro no centro de uma galáxia distante.
Eles mediram o "ponto sem volta" do buraco negro - a menor distância que a matéria pode se aproximar antes de ser irremediavelmente puxada para "dentro" do buraco negro.
Um buraco negro é uma região no espaço onde a força da gravidade é tão forte que nada, nem mesmo a luz, pode escapar.
Essa fronteira final é conhecida como horizonte de eventos.
Buraco negro gigante
A equipe examinou o buraco negro localizado no centro de uma galáxia elíptica gigante chamada Messier 87 (M87), que está localizada a cerca de 50 milhões de anos-luz da Terra.
"Ainda que este buraco negro esteja muito longe, ele é tão grande que seu tamanho aparente no céu é aproximadamente o mesmo que o buraco negro no centro da Via Láctea," explica Jonathan Weintroub, coautor do estudo. "Isso o torna um alvo ideal para estudos."
Esse buraco negro é 6 bilhões de vezes mais massivo que o Sol. Ele é rodeado por um disco de acreção de gás, que espirala em direção à sua goela aparentemente insaciável.
Embora o buraco negro propriamente dito seja invisível, seu disco de acreção é quente o suficiente para brilhar, o que permite sua observação.
Órbita estável
De acordo com a teoria da relatividade geral de Einstein, a massa e a rotação de um buraco negro determinam o quão perto um material pode orbitá-lo antes de se tornar instável e cair em direção ao horizonte de eventos.
A equipe foi capaz de medir a órbita estável mais interna, descobrindo que ela tem apenas 5,5 vezes o tamanho do horizonte de eventos do buraco negro.
Essa dimensão sugere que o disco de acreção está girando no mesmo sentido que o buraco negro.
Estas informações são importantes porque começam a elucidar a origem dos brilhantes jatos de partículas emitidos por alguns buracos negros - a fronteira mostra o local exato de origem desses jatos.
Astrônomos medem horizonte de eventos de buraco negro
É possível vencer um buraco negro: esta é a primeira observação empírica rumo à explicação dos jatos de partículas emitidos pelos buracos negros. [Imagem: NASA/Ann Field]
Vencendo um buraco negro
Este é o primeiro indício empírico para tentar estabelecer uma conexão entre a rotação e os jatos ultrarrelativísticos emitidos pelos buracos negros.
Os astrônomos têm várias hipóteses para tentar explicar os jatos aparentemente paradoxais, já que o buraco negro deveria engolir tudo e não emitir coisa alguma - vencer a super gravidade de um buraco negro para lançar alguma coisa ao espaço exige uma energia descomunal.
As candidatas principais à explicação são duas. A primeira é que o próprio buraco negro é um grande reservatório de energia - um buraco negro rotativo, ou quasar, tem uma quantidade gigantesca de energia rotacional, que pode ser suficiente para emitir os jatos.
A segunda possibilidade é que a energia venha de algum processo de acreção - o disco de acreção é a espiral de matéria caindo em direção ao buraco negro.
A física dessa acreção ainda está por ser compreendida.
Radiotelescópio virtual
As observações foram feitas interligando radiotelescópios no Havaí, no Arizona e na Califórnia para criar um telescópio virtual chamado o Telescópio Horizonte de Eventos, ou EHT.
O EHT é capaz de ver detalhes 2.000 vezes menores do que o Telescópio Espacial Hubble consegue enxergar, embora ambos observem o céu em comprimentos de onda diferentes.
A equipe planeja expandir o telescópio virtual, acrescentando antenas no Chile, Europa, México, Groenlândia e no Pólo Sul, a fim de obter imagens ainda mais detalhadas de buracos negros.

Fonte: Inovação tecnológica

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sistema anti-bêbado detecta embriaguez com câmera termal


Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/09/2012

Sistema anti-bêbado detecta embriaguez com câmera termal
Vinte e um pontos foram determinados pelos pesquisadores como capazes de atestar com precisão se uma pessoa está bêbada ou não. [Imagem: Koukiou/Anastassopoulos]
Sistema anti-bêbado
Bêbados não se dão tão bem com os bafômetros quanto com os bicos das garrafas, mas logo isso não será mais um problema para as autoridades.
Uma nova tecnologia de imageamento termal poderá ser usada para identificar os bêbados ainda no estacionamento, antes mesmo que eles peguem na direção.
Dois pesquisadores gregos desenvolveram um software que consegue determinar de forma objetiva se alguém consumiu uma quantidade excessiva de álcool baseando-se unicamente nas diferenças de temperatura entre as diversas partes do rosto da pessoa.
O "mapa de temperatura" da face nada mais é do que uma foto digital tirada por uma câmera infravermelha, sensível ao calor.
Vermelho de álcool
Georgia Koukiou e Vassilis Anastassopoulos, da Universidade de Patras, fazem questão de salientar a objetividade do seu método, em contraposição a avaliações subjetivas do estado do estróina, o que permitirá o uso da medição pelas autoridades como evidência da embriaguez.
Como o álcool causa uma dilatação dos vasos sanguíneos na superfície da pele, a embriaguez faz surgirem "pontos quentes" no rosto que podem ser detectados com uma câmera termal.
A técnica baseia-se na medição dos valores dos pixels equivalentes a pontos específicos da face.
A seguir, o nível de embriaguez pode ser determinado por dois métodos: pela comparação dos valores lidos com os valores de uma base de dados de pessoas sóbrias e embriagadas, ou pela avaliação apenas do rosto do suspeito, comparando os valores sobretudo da testa e do nariz.
O programa é uma variação de uma técnica similar, que foi usada recentemente em vários aeroportos para detectar se uma pessoa estava com febre, podendo ser portadora da gripe suína.

Fonte: Inovação Tecnológica

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Assim que as coisas funcionam: Motores a explosão


Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=-MGujp4rpUA

Os inventores- A máquina a vapor



Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=zFwsFp9YD0o

1° Lei da Termodinâmica


Física Animada

Prisma artificial prende arco-íris para diminuir velocidade da luz


Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/09/2012

Prisma artificial prende arco-íris para diminuir velocidade da luz
A luz que entra por um lado vai ricocheteando entre as lentes e as camadas de ouro, criando uma minúscula área de invisibilidade no interior de cada uma das lentes (embaixo). No alto, imagem do chip com centenas de microlentes integradas. [Imagem: NJP]
Redução da velocidade da luz
A Dra. Vera Smolyaninova, que já havia aprisionado um arco-íris em uma armadilha de espelhos, coloriu de vez o campo dos materiais artificiais, que até agora eram geralmente circunscritos a cores específicas - ou comprimentos de onda limitados.
Ela e seus colegas da Universidade Towson (EUA) usaram lentes microscópicas como ponto de partida para a criação de "átomos artificiais" - a base para a criação de ummetamaterial.
As microlentes foram recobertas com "vapor de ouro", uma camada de ouro com alguns átomos de espessura, e colocadas sobre uma placa de vidro igualmente banhada a ouro.
A luz que entra por um lado vai ricocheteando entre as lentes e as camadas de ouro, criando uma minúscula área de invisibilidade no interior de cada uma das lentes - são mais de 25.000 mantos de invisibilidade em miniatura, colocados no interior de um chip.
O mais interessante é que essas múltiplas reflexões têm um efeito prático de reduzir a velocidade da luzque atravessa o material.
Prisma artificial
Exatamente como em um prisma, o efeito é diferente para cada cor da luz, de forma que a luz que entra de um lado é decomposta em suas cores constituintes.
Como a luz mais lenta interage melhor com a matéria, a técnica poderá otimizar muito o funcionamento dos sensores, que usam a forma como a luz interage com os materiais para identificar seus componentes - exames médicos, que dependem da análise do sangue e da urina, por exemplo.
"Conjuntos de escudos de invisibilidade podem ter importantes aplicações em comunicações de baixa interferência, detecção não invasiva, sensores e redes de comunicação e muito mais," afirmam os pesquisadores.
"Nós apresentamos a primeira realização experimental de uma estrutura assim, com escudos de invisibilidade de grande largura de banda que operam na frequência do visível."

Fonte: Inovação Tecnológica

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Resultado da OBA

A escola Francisco Soares de Oliveira que participou pela terceira vez, da Olimpiada Brasileira de Astronomia esse ano, terá cinco de seus alunos premiados com medalhas da OBA, quero parabenizar a todos pela participação  e o empenho na realização da prova e de maneira especial aos medalhistas que mostraram que é possível ter bons resultado a partir de sua dedicação:


MEDALHISTAS:


  • Acassio Paiva Rodrigues
    Medalha: Bronze
  •  Antonia Camila Cid Farias
    Medalha: Bronze
  •  Luiz de Paiva Jorge Junior
    Medalha: Bronze
  •  Maria de Fatima Rodrigues Costa
    Medalha: Bronze
  •  Willian Freitas Correia
    Medalha: Bronze


Alex Farias
 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Choque Elétrico



Eletricidade
O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração. Se fizerem parte do circuito elétrico o dedo polegar e o dedo indicador de uma mão, ou uma mão e um pé, o risco é menor.
O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode perceber é 1 mA. Com uma corrente de 10 mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 10 mA e 3 A.
Normalmente, a resistência elétrica de nossa pele é grande e limita o estabelecimento de uma corrente elétrica caso a tensão aplicada não seja muito grande. Com a pele seca, por exemplo, não tomamos nenhum choque se submetidos à tensão de 12 V, mas se a pele estiver úmida a resistência elétrica cai muito e podemos levar um choque considerável.
Uma forma de se evitar os choques elétricos é fazer a ligação dos aparelhos à terra.
É a voltagem ou a corrente que fará mal?
Muitas vezes você vê uma placa dizendo: "Perigo - alta voltagem"; mas alta voltagem, ou alto potencial, não lhe causará mal. Alta voltagem pode dar lugar a uma intensa corrente, e esta é que produz o dano. Um pombo, pousando num fio de alta voltagem, não é afetado por esta, porque nenhuma corrente passa através do seu corpo. Se ele tocar dois fios ao mesmo tempo, a corrente o queimará.
O detetor de mentiras

Antigamente os psicólogos usavam um detetor de mentiras. Duas placas metálicas eram amarradas ao corpo do suspeito e ligadas a uma bateria. Se o suspeito era perturbado por uma pergunta, ele transpirava, a resistência diminuía e a corrente aumentava.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

"Tapete mágico" analisa o andar e previne quedas


Antiqueda

Ele não vai sair voando, mas pode evitar que você "voe" direto para o chão.
Pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, queriam criar um aparelho que não apenas ajudasse a avaliar a condição de saúde de pacientes no consultório médico, mas também que fosse prático o suficiente para evitar quedas em casa.
Eles conseguiram as duas coisas unindo diferentes tecnologias já prontas e disponíveis comercialmente.
Sensor de fibras ópticas
Para criar o que eles chamam de "tapete mágico", fibras ópticas plásticas, similares às usadas para transmitir dados entre redes de computadores, foram tecidas por baixo de um carpete comum.
Quando alguém pisa sobre o carpete, as fibras dobram-se pela pressão.
Para conseguir detectar as coordenadas exatas onde a pressão está sendo aplicada, os pesquisadores usaram fibras especiais com minúsculas ranhuras em seu interior.
Normalmente a luz flui de forma muito eficiente no interior das fibras ópticas.
Contudo, quando se dobram sob a pressão da pessoa, as ranhuras impõem restrições à propagação da luz, o que pode ser detectado quando ela chega do outro lado da fibra.
Fotossensores captam a luz simultaneamente em toda a trama de fibras ópticas, e envia os sinais para análise por um computador.
Tomografia do andar
Usando uma técnica similar à utilizada nas tomografias, o programa mapeia o local e a pressão com grande precisão, em tempo real.
Isto permite monitorar o padrão do caminhar de uma pessoa com uma velocidade suficiente para detectar um desequilíbrio que possa levar a uma queda iminente, o que torna o tapete mágico uma ferramenta interessante para o cuidado de idosos.
Outra aplicação seria como ferramenta de diagnóstico médico, permitindo detectar problemas de postura e deterioração da capacidade de caminhar, ajudando a diagnosticar uma grande variedade de condições.
"O tapete pode obter uma grande gama de informações sobre a condição de uma pessoa, das condições biomecânicas à detecção química de fluidos corporais, permitindo um sensoriamento holístico que crie um ambiente que detecte e responda a alterações nas condições dos pacientes," disse a Dra Patricia Scully, coordenadora da equipe multidisciplinar que desenvolveu a tecnologia.
Tapete com fibras ópticas
Segundo a equipe, qualquer carpete ou tapete pode ser reformado para receber a tecnologia, uma vez que a colocação da malha de fibras ópticas é simples.
Para que chegue ao mercado, será necessário reduzir a demanda de processamento do programa e projetar as interfaces que permitam transformar os sinais do tapete mágico em alertas práticos - enfim, transformar a tecnologia em um produto comercializável.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tapete-magico-analisa-andar-previne-quedas&id=010110120905

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ABONO DO FUNDEB – UMA NOVA FÁBULA: O NOVO OURO DOS TOLOS!


A prefeitura municipal de Parnarama (MA) efetivou nesta quinta-feira (29/12/2011)
 o pagamento  do 14º salário aos Professores efetivos e contratados. O prefeito da cidade
Raimundo Silveira, acredita que essa é uma forma de valorizar e
reconhecer o trabalho dos professores parnaramenses.
 
OBSRVÇ: Falso 14º Salário , na verdade uma vez pago completará o que foi pago normalmente
Ao longo do ano de forma incompleta

Há um ditado antigo que diz: “ NEM TUDO QUE RELUZ É OURO! “ 
Por outro lado, no Brasil colonial um minério muito comum do Brasil, 
pirita, ficou conhecido como ouro de tolo, Pois tinha tudo que o ouro 
tem: mesma cor, aparência, brilho, encontrado no mesmo lugar onde
 sempre se encontrava ouro... MAS NÃO ERA OURO. Havia quem
 achasse e se julgasse milionário... havia quem comprasse como
 ouro e fosse enganado... MAS SÓ HAVIA UMA VERDADE: Não era 
ouro e ficou conhecida como ouro de tolo.

Os prefeitos de todo o Brasil conseguiram fabricar através de leis 
imorais e com apoio imoral de câmaras municipais um NOVO OURO 
DE TOLO,UMA PIRITA LEGAL: O abono do FUNDEB, que tem como
 ancestral o abono do FUNDEF. Vejamos porque o ABONO DO 
FUNDEB não passa de ouro de tolo. Isso é muito importante, pois 
evita numa ponta a fraude do estelionatário e na outra que alguém 
possa fazer o papel de tolo.
A Prefeitura de Pedras de Fogo, por determinação da prefeita Clarice Ribeiro, efetua o pagamento do 14º salário aos
 servidores da Secretaria de Educação, no dia 31/01/2012
OBSRVÇ: TODO MUNDO MILIONÁRIO! EITA PREFEITA BOAZINHA!

Devemos começar por definir o que é remuneração do magistério. O que é coisa fácil, 
bastando verificar o que está escrito na Lei do FUNDEB, Lei Federal nº 11494/2007, 
precisamente em seu artigo 22:

Art. 22.  Pelo menos 60% (sessenta por cento) dos recursos 
anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento 
da REMUNERAÇÃO dos profissionais do magistério da
 educação básica em efetivo exercício na rede pública.

Em seguida, reforçando mais ainda a tese acima, verificar o que está na 
Constituição Federal, no artigo 60, inciso XII, dos Atos e Disposições 
Transitórias Constitucionais:

XII - proporção não inferior a 60% (sessenta por cento) de 
cada Fundo referido no inciso I do caput deste artigo será 
destinada ao pagamento dos profissionais do magistério
 da educação básica em efetivo exercício

Importante dizer, que a Lei do FUNDEB acima tanto disciplina como 
deixa claro como devem ser utilizadas as verbas do FUNDEB.
 LOGO, TODA DESPESA COM PAGAMENTO DE SALÁRIOS
 DE PROFESSORES QUE SEJA IGUAL A 60%, CONFORME O 
ARTIGO 22, ACIMA, É REMUNERAÇÃO.

Qual é o conceito jurídico de remuneração? Tal conceito existe em 
todos os estatutos de servidores do Brasil e é igual. Então utilizemos
 o conceito contido na Lei Federal nº 8.112/90:
Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo
, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes
 estabelecidas em lei.

Logo, o vencimento do cargo de professor, mais 
vantagens como: anuênio, regência de classe... fazem 
parte da remuneração. 


Minério Pirita - Reluz mas não é ouro
A exemplo do abono do FUNDEB mais um tipo de ouro de tolo

Tem-se que o conceito de remuneração é a soma do vencimento
 do cargo  mais as vantagens permanentes. O SUPOSTO ABONO
 DO FUNDEB não é verba de caráter permanente. SÓ EXISTE 
QUANDO O MUNICÍPIO OU ESTADO CHEGA AO FINAL DO ANO E 
VERIFICA QUE NÃO CUMPRIU O PREVISTO NA LEI DO FUNDEB,
 isto é, não aplicou o mínimo dos repasses do FUNDEB, 60% 
como remuneração. Então, alguns espertos chamam o que falta,
 isto é: A FALTA PARA COMPLETAR A DEVIDA REMUNERAÇÃO, 
60% DO TOTAL DOS REPASSES DO0 FUNDEB! COMO DITO:
 CHAMAM DE SOBRA DO FUNDEB! E DE TÃO BONZINHOS 
VÃO DISTRIBUIR, assim, o governante praticando os seguintes
 atos sempre lhe trazendo vantagens econômicas e políticas:

1)    Anuncia que pagará 14º, 15º, 16º e ......20º salário aos professores, 
quando foi o retirado do salário normal;
2)    Durante todo o ano aplicou o que deixou de pagar mês a mês para 
render em banco e não presta conta dos rendimentos;
3)    Violando a lei do piso, pois o que deixou de pagar ao longo do
 ano era pra ser vencimento do cargo, era para cumprir a lei do piso, 
pois piso é vencimento, parte principal da remuneração;
4)    O que não pagou como vencimento não refletiu nas férias, 
nem no 13º, mais prejuízos para o servidor;
5)    Onde o servidor é celetista perdeu FGTS sobre o que tinha de
 receber mês a mês;
6)    Onde o servidor vendeu licença prêmio e abono de férias, 
vendeu a menor, tendo mais prejuízos;
7)    O Município deixa de arrecadar 21% para previdência, 
parte patronal, sonegando,  o que ocorre no regime próprio, 
pois  declara que sobre o suposto abono não se recolhe 
previdência;
8)    O servidor não recolhendo sua parte previdenciária, terá uma 
aposentadoria menor;
9)    Usa o suposto abono para excluir sindicalistas do pagamento  
e perseguir o Sindicato;
10) Usa o suposto abono politicamente e para beneficiar os 
amigos e cabos eleitorais.
............................ SE VOCÊ CONHECE ALGUMA VANTAGEM 
PARA O SERVIDOR DESSE FALSO OURO EM FORMA
 DE SUPOSTO ABONO,  DIGA-ME ATRAVÉS DE UM COMENTÁRIO ???

Se o ente público, Estado ou Município, não comprovar que aplicou no 
mínimo 60% na remuneração, do total repassado no ano como verbas
 do FUNDEB,  TERÁ QUE DEVOLVER A DIFERENÇA PARA UNIÃO. 
Por isso é obrigado a ratear A FALTA DO QUE NÃO UTILIZOU NO
 PAGAMENTO DA REMUNERAÇÃO, que nada tem de sobras do
 FUNDEB. Abono seria uma vantagem a mais, de caráter temporário
, que não pode ter como fonte o que está dentro dos 60% do FUNDEB. 
 DE ONDE SE CONCLUI DE FORMA CLARA QUE: ESTANDO 
DENTRO DOS 60% DO TOTAL DOS REPASSES, É REMUNERAÇÃO.


Esse é que é bonzinho mesmo! Alvorada do Oeste - Município do Estado de Rondônia
       Vejamos agora o conceito jurídico de abono, que pode ser encontrado 
sobretudo na Lei Federal que trata do Custeio do Regime Geral de 
Previdência, Lei Federal 8.212/91, especificamente seu artigo 29, § 9º, 
quando declara sobre que verbas recebidas pelo trabalhador se recolhe 
a alíquota previdenciária, tanto a paga pelo servidor, como a paga pelo
 Município:
§ 9º Não integram o salário-de-contribuição para os 
fins desta Lei, exclusivamente:

a) ...............
e) as importâncias: 

1......

7. recebidas a título de ganhos eventuais e os abonos
 expressamente desvinculados do salário; 

LOGO O RATEIO NÃO É ABONO, É PARTE DA REMUNERAÇÃO
 QUE O MUNICÍPIO DESVIOU PARA OUTROS FINS AO LONGO 
DO ANO E DEVOLVE AO FINAL DO ANO, COM O FALSO NOME DE 
ABONO. Não recolher previdência sobre tais valores, dentro dos 60%
 do que está obrigado a aplicar das verbas do FUNDEB, é beneficiar o 
Município, que sonegará muito mais, é prejudicará o servidor a 
curto, prejuízos econômicos, médio e longo prazo. Seja o regime de 
previdência adotado geral ou regime próprio. 

O CORRETO É INCORPORAR O VALOR DO SUPOSTO ABONO 
AO PISO E A CADA TRÊS MESES IR VERIFICANDO AS 
SUPOSTAS SOBRAS (SINDICATO E CONSELHO DO 
FUNDEB). ATÉ QUE AO FINAL DO ANO O INCORPORADO 
SEJA O MÁXIMO POSSÍVEL E A FALTA PARA 
COMPLETAR 60% DA APLICAÇÃO DAS VERBAS 
DO FUNDEB, COMO REMUNERAÇÃO, SEJA O MÍNIMO 
POSSÍVEL.

LOGO, O QUE FOR PAGO AO SERVIDOR, NO FINAL DO 
ANO, QUE CHAMAM DE RATEIO, NOS MOLDES ATUAIS,
 NEM É ABONO, NEM CONQUISTA... É DIREITO, JÁ PREVISTO
 NA LEI DO FUNDEB E NA CONSTITUIÇÃO, SOBRE OS 
QUAIS O MUNICÍPIO E SEUS GOVENANTES TRIPUDIAM, 
VIOLAM A LEI DO PISO E OBTÊM VANTAGENS 
ECONÔMICAS, POLÍTICAS IMORAIS E VERGONHOSAS.
 NA VERDADE DESVIRTUANDO E UTILIZANDO DE MÁ-FÉ  
AS VERBAS DO FUNDEB. Criando uma nova fábula nos tempos
 modernos:

O OURO DE TOLO MASCARADO PELA LEGALIDADE E COM O 
NOME FALSO DE:   A B O N O !

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Terra dos sonhos: o território estrangeiro para onde viajamos toda noite

Podemos tingir os cabelos brancos e usar Botox para as rugas, mas nunca dormiremos como quando jovens. Isto é, não sem sermos acometidos por uma doença grave ou sofrermos um poderoso baque no cérebro.
 Terra dos sonhos: o território estrangeiro para onde viajamos toda noite

Podemos tingir os cabelos brancos e usar Botox para as rugas, mas nunca dormiremos como quando jovens. Isto é, não sem sermos acometidos por uma doença grave ou sofrermos um poderoso baque no cérebro. Um dos muitos fatos subestimados que David K. Randall apresenta em "Dreamland: Adventures in the Strange Science of Sleep" ("terra dos sonhos: aventuras na estranha ciência do sono"), um passeio pelo assunto que segue um ritmo perfeito, é o de que os adultos são insones porque a natureza os fez assim.
O sono é um comportamento sofisticado, assim como caminhar e pensar, com seu próprio conjunto de normas relacionadas à idade, repleto de idiossincrasias, aberrações e comportamentos absolutamente criminosos. À noite, sob uma coberta de algodão, o indivíduo tem uma personalidade e uma fisiologia bem distintas do que ao dia, vestido de gabardine. Além disso, infelizmente, o médico que cuida da versão diurna da pessoa periga, quase com certeza, não ser útil quando a versão noturna está em apuros.
Randall descobriu isso por conta própria depois de ter acordado uma noite deitado de costas no corredor de seu apartamento, depois de ter se chocado contra uma parede enquanto caminhava em estado de sonambulismo para destinos desconhecidos. Embora costume falar e dar pontapés no meio da noite, aquela ocasião foi o seu primeiro pequeno passeio inconsciente.
Foi também o último – pelo menos até o momento – mas não se deve crédito por isso aos profissionais médicos que ele consultou, que se mostraram indiferentes frente ao seu caso. Por mais que se saiba que existem 75 distúrbios do sono diferentes e um número cada vez maior de especialistas do sono, os médicos em geral sabem da existência de pílulas para dormir, e não muito mais do que isso.
Assim, Randall, repórter sênior da Reuters que também colaborou com o New York Times, embarcou em uma investigação pessoal, viajando pelos Estados Unidos para entrevistar especialistas do sono de todos os gêneros, desde os que atuam em laboratório até os que frequentam tribunais como especialistas na nova disciplina da medicina legal do sono. O resultado é um panorama divertido de um território familiar, ainda que notavelmente estrangeiro.


Todo mundo sabe que os horários de sono de um bebê não levam em conta se é dia ou noite (o termo técnico é polifásico), enquanto que o sono de um adolescente teima em ficar fora de sincronia com o mundo do trabalho. Isso não deve ser interpretado como uma opção de vida, porém: os hormônios levam os adolescentes temporariamente para um fuso horário que fica a alguns milhares de quilômetros a oeste de seus pais e professores. Atualmente, alguns distritos escolares proativos iniciam as aulas do ensino médio duas horas mais tarde do que o habitual, e já registram melhorias em índices de atenção e em avaliações.
Entre as novidades que Randall apresenta sobre o sono dos adultos em geral: as pessoas que sofrem de insônia e que são atormentadas por uma rotina de despertar às 3 da manhã podem na verdade estar dormindo de modo mais normal, em termos históricos, do que aquelas que dormem a noite toda. Antes de existir a iluminação a gás e elétrica, as pessoas costumavam dividir o sono em duas sessões equivalentes, sendo que a primeira era separada da segunda por aproximadamente uma hora, dedicada a outras atividades. Além disso, logo que os adolescentes começam a dormir mais tarde, seus pais passam a dormir mais cedo: por volta dos 65 anos, a maioria dos adultos já dorme naturalmente aproximadamente às 9 da noite e acorda de madrugada, ou até antes.
E esses são apenas os padrões saudáveis. Entre as dezenas de complicações, a mais comum é provavelmente a apneia do sono, na qual os tecidos da parte de trás da garganta sufocam periodicamente quem dorme, cujas noites, portanto, não são nada tranquilas e cujos dias, como resultado, são prejudicados. Máscaras faciais que servem para manter as vias aéreas abertas podem ajudar, assim como cirurgias.
Há também casos de sonambulismo, como o de Randall, que se acredita resultarem do despertar inoportuno de algumas partes do cérebro durante o sono. Os resultados variam do cômico ao criminoso: especialistas no novo campo da ciência forense do sono lidam com assassinatos e outros crimes cometidos de fato ou supostamente durante o sono. Esses casos estão forçando tribunais a lidarem com zonas cinzentas de consciência e intenção nunca antes consideradas.
Se o cérebro de quem está dormindo é perigoso, o cérebro do insone pode ser pior: 'Sem conseguir dormir profundamente', escreve Randall, 'o cérebro deixa de ser o nosso maior trunfo evolutivo e se torna a nossa maior fraqueza'.

Os atletas excessivamente cansados e os acadêmicos costumam prejudicar apenas a si mesmos, mas os pilotos, motoristas e soldados podem provocar desastres. Por isso, o monitor de sono de pulso deverá se tornar parte do equipamento de soldados até 2020 e, presume-se, em breve também será obrigatório que civis responsáveis pela segurança dos outros o usem.
Randall examina profundamente o campo dos sonhos: será que eles realmente oferecem símbolos para iluminar a psique reprimida? (Uma das análises identificou várias centenas de símbolos oníricos freudianos que designam órgãos e atividades sexuais.) Ou seriam os sonhos apenas os sinais eletrônicos aleatórios de um cérebro que, ao ser reiniciado, incorpora novos dados em seu banco de memória?
Nesse caso, como em tantos outros, precisamos ter compaixão pela pobre e velha mente consciente, que se esforça para compreender as longas horas de sua própria ausência. Monitores eletrônicos baratos já estão disponíveis para ajudar as pessoas que realmente querem saber o que se passa à noite quando dormem, mas as ondas e etapas que relatam podem não ser tranquilizadoras: quando se trata do sono, a percepção certamente é mais importante do que os dados. Na verdade, muitos comprimidos para dormir bastante conhecidos afetam relativamente pouco os padrões de sono, mas de alguma forma fazem com que aquele que dorme se torne menos consciente do tempo que passa acordado.
Antropólogos sugerem que no passado havia um benefício claro relacionado à sobrevivência proporcionado pelos padrões de sono da família nuclear: alguém ficava sempre acordado para lidar com os tigres que rodeavam os grupos. Os adolescentes cuidavam do primeiro turno; os pais, do segundo; os avós, das horas logo antes do amanhecer. Essa linha de raciocínio talvez ajude tanto quanto os comprimidos, quiçá ainda mais, para trazer consolo àqueles que confrontam os tigres que vagueiam pelo seu próprio pensamento durante a madrugada.

Disponível em: http://nytsyn.br.msn.com/cienciaetecnologia/terra-dos-sonhos-o-territ%C3%B3rio-estrangeiro-para-onde-viajamos-toda-noite#page=3

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Qubit eletrônico: interface estável entre mundos clássico e quântico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/08/2012
Qubit eletrônico: interface estável entre mundos clássico e quântico
Os elétrons (vermelho) do eletrodos saltam para a molécula, lendo o spin eletrônico (laranja) e o spin nuclear (verde).[Imagem: C. Grupe/KIT]
 Interface quântico-clássico
Os computadores quânticos parecem estar finalmente rompendo a casca do ovo, dando as primeiras olhadelas nos problemas reais, como o dobramento das proteínas e cálculos criptográficos.
Como se viu nestes dois casos recentes, o grande desafio é isolar os qubits da interferência externa.
Por mais isolados do ambiente que sejam, contudo, não se pode prescindir de ler e alterar os qubits - e a leitura e a escrita são sempre os momentos mais traumáticos, já que representam uma "interferência" por excelência.
Agora, pesquisadores alemães conseguiram pela primeira vez ler o estado quântico de um átomo diretamente, usando eletrodos metálicos.
Esta é a primeira demonstração de uma interface estável entre o mundo clássico e o mundo quântico.
"Normalmente, todo contato com o mundo externo altera a informação em um sistema mecânico-quântico de uma forma completamente descontrolada," explica o professor Mario Ruben, do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe. "Por isso precisamos manter o estado quântico estável e protegido. Por outro lado, a informação precisa ser lida de forma controlada para que ela possa ser usada."
Qubit encouraçado
A solução veio pelo uso de complexas moléculas magnéticas, que possuem em seu centro um átomo metálico com forte momento magnético - ou spin - que funciona como unidade de memória do qubit.
O átomo é circundado por moléculas orgânicas que o protegem das interferências externas.
"Quanto sintetizamos essa câmara protetora, nós definimos exatamente o quanto o átomo pode ver do mundo exterior," explica Ruben.
O qubit completo é um átomo de térbio, protegido por uma couraça de cerca de 100 átomos de carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio, tudo devidamente alojado entre dois eletrodos de ouro.
Devido às propriedades das moléculas, os eletrodos metálicos têm um efeito similar ao dos três canais de um transístor.
Assim, quando a molécula é exposta a um campo magnético variável, a alteração do spin do átomo de térbio reflete-se na amplitude da corrente que flui pela molécula.
"Medindo o fluxo da corrente, nós descobrimos que o spin nuclear do átomo de metal fica estável por até 20 segundos," disse Ruben. "Para processos da mecânica quântica, isso é um tempo muito longo."
De fato, sobretudo lembrando-se que as memórias eletrônicas atuais têm latências na faixa dos nanossegundos.
Spintrônica
O feito representa um passo gigantesco em relação aos últimos avanços dos qubits de estado sólido - os mais promissores - anunciados recentemente, que precisavam ser movidos para serem lidos:
Além de representar um novo alento para a computação quântica e para experimentos de física fundamental, a gravação magnética do qubit e sua leitura elétrica poderá ser útil para o campo da spintrônica, com possibilidades de aplicações práticas em prazos mais curtos.